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UX Motion vs Motion Tradicional: entenda as diferenças e suas aplicações

Se você trabalha com design ou animação, provavelmente já se deparou com os termos “UX Motion” e “Motion Design”. Ambos fazem parte do universo do design de movimento, mas atendem a propósitos e contextos diferentes. 

Enquanto o Motion Design tradicional foca em criar narrativas visuais envolventes, o UX Motion vai além, utilizando animações para melhorar a usabilidade e a experiência do usuário.

Quer entender melhor sobre essas diferenças? Neste artigo, esses conceitos serão desmistificados, mostrando como cada um deles é utilizado e qual a sua importância no design contemporâneo. 

O propósito por trás do UX Motion e do Motion Design tradicional

A principal diferença entre UX Motion e Motion Design tradicional reside no propósito. No UX Motion, todas as animações são projetadas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário

Isso significa que cada movimento, cada transição, precisa ter um motivo claro e funcional, seja para guiar o usuário, proporcionar feedback ou tornar uma interface mais intuitiva.

Por outro lado, o Motion Design tradicional está mais preocupado com a comunicação visual e o entretenimento. Aqui, o objetivo é captar a atenção da audiência, contar uma história ou passar uma mensagem de forma impactante. 

Embora o motion tradicional também possa contribuir para a experiência do usuário, seu foco principal é criar uma peça visualmente atraente que se destaque e seja memorável.

UX Motion: pensando na usabilidade e experiência do usuário

No contexto do UX Motion, as animações são usadas para guiar o usuário através de uma interface, tornando a navegação mais fluida e intuitiva. Por exemplo, transições suaves entre telas, feedback visual ao clicar em um botão e loaders animados que reduzem a percepção de tempo de espera são exemplos de como o UX Motion pode melhorar a usabilidade de um aplicativo.

Essas animações não são meramente decorativas; elas servem a um propósito específico de facilitar a interação e melhorar a experiência do usuário. A animação no UX Motion é estratégica e deve sempre considerar como ela impactará o uso do produto.

Motion Design: a arte de contar histórias

No Motion Design tradicional, o foco é mais artístico e menos funcional. As animações são usadas para contar histórias, transmitir emoções e engajar a audiência. Isso pode ser visto em comerciais, vídeos explicativos, filmes e até em vinhetas de TV. O objetivo é criar uma peça visualmente impressionante que prenda a atenção do espectador e transmita a mensagem de maneira clara e eficaz.

Aqui, o motion é frequentemente mais elaborado, com ênfase em efeitos visuais, transições criativas e a exploração de elementos gráficos que tornam a peça única. É focado em como criar uma comunicação que capture a atenção e envolva o espectador, guiando-o através da narrativa visual de forma impactante.

Comparando as técnicas: UX Motion vs Motion Design

Apesar de suas diferenças de propósito, UX Motion e Motion Design compartilham algumas técnicas e ferramentas. Ambas as áreas utilizam softwares como o Adobe After Effects, que permite a criação de animações complexas e detalhadas. No entanto, a forma como essas ferramentas são usadas varia significativamente.

Ferramentas e suas aplicações

No Motion Design tradicional, o After Effects é amplamente utilizado para criar animações que podem ser exportadas como vídeos. Estas animações podem ser mais complexas e detalhadas, com menos preocupação com o peso dos arquivos ou com o desempenho em tempo real, já que o foco é na qualidade visual e no impacto da narrativa. Até porque uma vez exportadas as animações no formato vídeo, a performance e o peso tendem a ser semelhantes a qualquer outro tipo de vídeo que tenha uma duração aproximada.

Já no UX Motion, embora o After Effects também seja usado, a ênfase está na criação de animações leves e eficientes, que possam ser implementadas diretamente em interfaces digitais. 

Ferramentas como Lottie e Bodymovin permitem que animações criadas no After Effects sejam exportadas como JSON, facilitando sua integração em aplicativos e sites. Além disso, o uso de softwares como Rive, que permite criar animações interativas diretamente no ambiente de desenvolvimento, é cada vez mais comum.

A importância da simplicidade no UX Motion

No UX Motion, a simplicidade é fundamental. Como as animações são frequentemente executadas em tempo real em dispositivos móveis ou web, é essencial que elas sejam leves para não comprometer o desempenho da interface. 

Isso significa que, ao contrário do Motion Design tradicional, onde a complexidade visual é muitas vezes desejada, no UX Motion o foco está em criar animações funcionais e discretas que melhorem a experiência do usuário sem sobrecarregar o sistema.

Usabilidade vs entretenimento

Outra grande diferença entre UX Motion e Motion Design é o equilíbrio entre usabilidade e entretenimento. No UX Motion, a usabilidade é o fator dominante. 

Toda animação precisa ser justificada em termos de como ela melhora a experiência do usuário. Se uma animação não serve para facilitar a navegação, fornecer feedback ou tornar a interface mais intuitiva, ela, na maioria dos casos, não deve ser usada.

Por outro lado, no Motion Design tradicional, o entretenimento pode ser o principal objetivo. A animação pode ser elaborada para impressionar, entreter e engajar o espectador. 

Aqui, a liberdade criativa é maior, e as animações podem ser mais complexas, desde que sirvam para contar uma história ou transmitir uma mensagem de forma eficaz.

Exemplos práticos: quando usar cada um

Um exemplo clássico de UX Motion é o uso de animações em aplicativos de bancos digitais, como o Nubank. Aqui, as animações são utilizadas para melhorar a navegação, fornecer feedback imediato e tornar a experiência de uso mais agradável e intuitiva. A simplicidade é chave, garantindo que o usuário se sinta seguro e confortável ao usar o aplicativo.

Já no Motion Design tradicional, um bom exemplo seria uma vinheta animada para um canal de TV ou um comercial de 30 segundos. Nesses casos, a animação é criada para ser visualmente atraente e memorável, com o objetivo de capturar a atenção do espectador e transmitir a mensagem de forma clara e impactante.

UX Motion e Motion Design são dois lados de uma mesma moeda, ambos essenciais para o design contemporâneo, mas com abordagens e objetivos distintos. 

Enquanto o Motion Design tradicional continua a ser uma ferramenta poderosa para comunicação visual e entretenimento, o UX Motion se destaca como uma disciplina fundamental para a criação de interfaces digitais que são não apenas funcionais, mas também agradáveis de usar.

Entender essas diferenças é crucial para qualquer designer ou animador que deseja se especializar em uma dessas áreas ou integrar elementos de ambas em seus projetos. Afinal, o sucesso no Motion Design não está apenas na habilidade técnica, mas também na compreensão do contexto e no propósito por trás de cada animação.

Ao dominar tanto o UX Motion quanto o Motion Design tradicional, você amplia suas possibilidades criativas e técnicas, podendo adaptar suas habilidades para diferentes contextos e necessidades. 

Independentemente de qual área você escolha seguir, lembrar-se do propósito de cada animação é o que fará toda a diferença no resultado final do seu trabalho.

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Felippe Silveira
Felippe Silveira
Co-Fundador do UX Motion Design, da MOWE Studio (Estados Unidos) e Mestre em Motion Design pela BAU School of Design (Espanha) encarregado de projetos de Motion para clientes como: Google, Adobe, Pepsico, Pfizer, Zeplin, entre outros.