fbpx
Entre em Contato
contato@uxmotiondesign.com
Voltar

Como funciona a profissão de UX Motion Designer?

Sempre que estamos estudando ou aprendendo sobre alguma coisa, há alguém para levantar a seguinte questão: “Uma coisa é a teoria, e a outra é a na hora da prática!”. Como motion designers, podemos adaptar essa questão para “Uma coisa são nosso projetos pessoais e outra coisa é na hora de trabalhar dentro de uma empresa!”.

Hoje, eu vou trazer para vocês um pouco sobre a minha experiência trabalhando como UX Motion Designer dentro do maior banco de investimentos da América Latina durante os últimos dois anos e meio.

Início da minha jornada como UX Motion Designer

Antes de conversarmos um pouco sobre o meu caminho dentro da área até chegar na empresa em que estou atualmente. Eu fui aluno da primeira turma do curso de UXMD no segundo semestre de 2017. Naquele momento já comecei a trabalhar como freelancer buscando principalmente trabalhos que envolvessem animações para sites/aplicativos. De lá para cá, foram praticamente cinco anos trabalhando como freelancer no site Upwork. Até que fui contactado pelo Linkedin para a vaga em que atuo até hoje. Um bom ponto a se levantar é: busque manter o perfil da plataforma que você usa profissionalmente atualizado e com palavras chaves. Desta forma, fica mais fácil outros profissionais te acharem, foi assim que funcionou comigo.

Regras são criadas para serem seguidas

Dentro da empresa, fui contratado para a área de DesignOps. Nosso principal papel é servir componentes e documentações para todo o time de design e de tecnologia. 

Meu principal papel dentro do time é criar um motion system. Ou seja, identificar qual a linguagem da empresa, como ela se comunica com seus clientes. Temos que entender o que ela quer passar para eles e representar isso dentro das animações que vão acontecer seja dentro dos aplicativos como também nos sites. Também é meu papel compreender em quais componentes criados pelo time de design podem existir esses tipos de animações. Sempre trabalhando com os padrões de motion e ao fim disso, documentar todas essas informações para que o time de tecnologia possa recriar essas animações da forma mais fiel possível.

Se eu determinei que um tipo de animação vai ter x velocidade e um determinado easing, sempre que isso se repetir em outras situações, vamos usar este mesmo padrão, desta forma aos poucos vamos criando esses padrões de motion que vão guiar nossas animações no futuro, mantendo uma coerência e uma linguagem.

A importância de construir esses padrões desde o início é que eles vão guiar você durante todas as novas animações criadas e quando isso for implementado e chegar na mão do seus clientes, eles vão aprendendo e se acostumando como as ações acontecem dentro do aplicativo, mesmo quando novas features forem lançadas. 

Por último, é importante lembrar que toda regra pode ser quebrada em algum momento, criar padrões também te permite entender momentos em que você vai ter que quebrar esse padrão. Animações não são exatas, e há momentos em que vamos precisar mexer em algum detalhe para que ela funcione de uma melhor forma.

Um pouco de cada coisa

Em outro texto aqui no nosso blog, conversamos sobre em quais áreas um UX Designer pode atuar e quando aprofundamos em UX Motion Design, também nos vai sendo apresentado diferentes caminhos para seguir. 

Dentro do meu time, sou o único UX Motion Designer dentro de um escopo de quase 80 Designers e por conta disso, além de trabalhar nos projetos dentro da área de DesignOps construindo o Motion System, trabalho semanalmente com demandas dos outros times construindo animações para diversos produtos da empresa. Como a nossa área é ainda uma área em ascensão, é bem capaz que isso possa acontecer com você também. Essas animações podem ser microinterações, walkthroughs para ensinar clientes sobre novidades dentro do app, construção de protótipos para validação com stakeholders. Isso faz com que você sempre esteja trabalhando com projetos diferentes e vá tendo contato com diversas áreas do UX Motion.

Se você quiser saber mais sobre como aprender a construir esses tipos de animações para aplicativos e sites, venha conhecer a nossa Formação em UX Motion, uma formação imersiva totalmente online para deixar você pronto para ingressar no mercado de Motion Design para Interfaces.

Coisas que gostaria de saber mais cedo como um UX Motion Designer

Antes de chegar ao fim deste texto, queria deixar com vocês duas dicas que acredito que vão facilitar o seu desenvolvimento como UX Motion Designer dentro da empresa em que você estiver trabalhando.

Em primeiro lugar, seja aberto a trocar ideias com o time de tecnologia e busquem estreitar relações. Quando trabalhamos nessa área, o ponto final sempre acontece com os desenvolvedores, eles que vão implementar as nossas animações, seja um arquivo json, seja reconstruindo alguma animação que a gente montou como guia. Entenda se o que você está propondo é viável quando for para desenvolvimento, converse sobre possíveis dificuldades e como vocês podem contorná-las. Seu relacionamento com os devs será um ponto chave para que o que você esteja construindo seja implementado da maneira correta na interface final. 

Por último e não menos importante, busque conversar sobre UX Motion Design com o seu time. Dependendo da maturidade do time, algumas pessoas podem não entender direito onde e como podem te acionar para te incluir dentro dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela equipe. Se houver foruns de design dentro da sua empresa, puxe um tópico para apresentar o que você está fazendo dentro da empresa. Isso pode trazer insights para os outros designers sobre como incorporar seu trabalho junto ao que estão fazendo.

Ingressar no mercado de trabalho em uma área nova pode ser desafiador e por isso, espero que meu relato possa ter esclarecido algumas dúvidas que você possa vir a ter. No mais convido você a visitar o site UXMD, onde encontrará uma riqueza de conteúdo sobre o assunto, bem como cursos especializados para ajudá-lo a se destacar neste campo em ascensão.

Henrique Rossatto
Henrique Rossatto