fbpx
Entre em Contato
contato@uxmotiondesign.com
Voltar

Prototipando Interfaces e Layouts com UX Motion Design

O UX Motion Design possui várias aplicações e utilidades. Seja na representação de interfaces dentro de um Explainer Video, na produção de microinterações para tocarem dentro de aplicativos, ou até mesmo servindo como um processo de prototipagem em uma empresa de UX.

Como as empresas de UX utilizam o Motion?

Como acabei de mencionar, muitas empresas de UX utilizam-se do Motion Graphics como uma maneira de prototipagem de suas interfaces e interações. Durante uma determinada etapa da produção, chega a hora de pensar e desenvolver algumas interações específicas e únicas de uma interface.

Após diversos estudos para que se chegue nas definições ideais de interação, é hora de colocá-las em prática. Nesse momento o Motion se mostra a maneira mais eficiente e ideal para isso.

Porque usar Motion Design como prototipagem?

Esse processo do uso da animação na prototipagem de interações é bem intuitivo e economiza grandes horas da produção de um software ou aplicativo.

Se não houvesse o motion, a única alternativa seria desenvolver todo o código do aplicativo para, só depois disso, ser possível analisar se algo ali está funcionando ou não.

Com o Motion atrelado ao UX, as empresas de UX conseguem prototipar interações e avaliar se algo funciona ou não de maneira muito mais prática e rápida do que ter que desenvolver todo o código que posteriormente poderá ser descartado.

A importância do pensamento de animação em protótipos

Além de proporcionar uma facilidade e velocidade para testes, a animação dentro desses processos é capaz de prever qualquer possibilidade de falha, ou até visualizar novas interações que previamente não foram pensadas.

Junto disso, usando-se de animações para prototipagem, UX Motion Designers são capazes de desenvolver interações mais fluidas, servindo como base para que desenvolvedores possam inseri-las em meio ao código.

Como sempre, a combinação de Motion + Interfaces se mostra como algo poderosíssimo e extremamente eficiente, seja para uma melhor experiência para o usuário, ou até para um desenvolvimento mais dinâmico de aplicativos.

Felippe Silveira
Felippe Silveira
Co-Fundador do UX Motion Design, da MOWE Studio (Estados Unidos) e Mestre em Motion Design pela BAU School of Design (Espanha) encarregado de projetos de Motion para clientes como: Google, Adobe, Pepsico, Pfizer, Zeplin, entre outros.