O Universo das Startups – principalmente das de tecnologia – é algo surreal. Este é um mundo recheado de ideias incríveis, de soluções que chegam para melhorar o mundo, ou até mesmo de mudanças de paradigmas que podem ditar como a sociedade se comportará pelos próximos anos. Nos Estados Unidos, o número de Startups que existem é gigantesco. No Brasil e ao redor do Mundo, isto não é muito diferente. Todos querem ser o “novo” Instagram, Airbnb, Uber, Facebook, etc.
O “desafio” das startups
Para que essas startups dêem certo, elas precisam muito mais do que boas ideias. Elas precisam criar um produto que faça com que seu público se identifique. Porém, acima de tudo, para que tudo isso funciona, elas precisam de dinheiro.
Startups passam pro inúmeros processos de funding que é aonde elas apresentam suas ideias e o desenvolvimento de suas plataformas para atrair investidores que irão ser a fundação desta empresa. Entretanto, por mais que muitas ideias sejam brilhante, não são todas que consegue sobreviver e seguir em frente.
Isto acontece muito porque várias Startups falham no momento decisivo do pitching(apresentação da ideia). Os principais motivos são o fato da mensagem não ser clara o suficiente, os investidores não conseguirem visualizar muito bem o que está sendo construído, e até mesmo a falta de algo mais concreto.
Como o UX Motion Design pode ajudá-las
Para ajudar a combater essa objeções e fazer com que Startups(principalmente de tecnologia) consigam seguir em frente, obtenham investimento e possam colocar seus softwares e aplicativos para o mercado, o UX Motion Designer possui um papel fundamental.
Como Motion Designers, nossas habilidades e conhecimentos são capazes de dar vidas às brilhantes ideias que as Startups possuem. As Startups tecnológicas, estão muito ligadas à parte de softwares e aplicativos.
Nessa parte de funding — ou até mesmo no lançamento aberto- em busca de atingir e atrair seu público, o Motion entra como protagonista na comunicação da mensagem destas empresas. Existem dois tipos de vídeos que se encaixam perfeitamente neste cenário e que são os mais procurados pelas Startups: os Explainer Videos(Vídeos Explicativos) e os vídeos How it Works(Como funciona).
Os Explainer Videos atuam na função de não somente mostrar o app ou software, mas também de transmitir uma mensagem atrativa e que se relacione mais com investidores ou com o público em geral. Já os vídeos How it Works, servem como uma espécie de protótipo, apresentando o funcionamento mais detalhado de uma interface, suas funções e possibilidades.
A importância de um protótipo
O protótipo serve como um contato mais físico e real de algo que ainda é conceitual — como ocorre em todas as Startups nas fases mais iniciais de desenvolvimento. Ao apresentar um protótipo, essas Startups conseguem transmitir uma ideia e representar uma experiência de forma mais engajada e paupável.
Consumidores conseguem visualizar ali a experiência que eles podem ter ao usar aquele software ou aplicativo. Do mesmo modo, investidores são capazes de analisar mais fielmente o total potencial que aquele app possui.
Com o conhecimento de UX Motion Design, o Motion Designer é consegue criar a melhor experiência de apresentação ou prototipação possível de um app e software. Seu valor está diretamente relacionado à capacidade de uma Startup seguir em frente, adquirindo investimento, e até de se manter no mercado construindo uma relação mais próxima com seu consumidor.
O pensamento sobre as evoluções que um app pode ter
Um detalhe muito importante quando falamos de Startups, é que suas ideias e apps estão sempre em constante mudança e evolução. Um bom UX Motion Designer, é capaz de identificar isso em seus clientes e obter soluções criativas que prevêem tal evolução.
Algo que utilizo constantemente e que sempre fez muito sucesso entre nossos clientes é o fato de nunca usarmos uma versão literal da atual interface que nossos clientes possuem. Como a evolução de interfaces e aplicativos é algo natural, sempre buscarmos modificar o app atual para uma versão mais simples e minimalista de sua interface.
Com isso, nosso foco se direciona muito mais para a experiência que a pessoa terá navegando por aquela interface, ao invés de mostrar alguns detalhes de design, tipografia, copywriting, ou qualquer outro aspecto visual. Quando fazemos isso, nós garantimos que aquela animação produzida tenha um vida útil muito maior, levando mais tempo até que ela se torne de certa forma “obsoleta”.
Para o cliente, isto garante que o investimento feito em uma animação não irá se perder simplesmente porque um novo design de interface foi desenvolvido. Focando mais na experiência, na usabilidade, ao invés do conteúdo visual em si, criamos um vídeo muito mais interessante e atrativo de se assistir do ponto do consumidor/investidor.
O segredo por trás do sucesso de uma animação, seja para aplicativos, interfaces, ou qualquer outro seguimento, é sempre entender os objetivos de seu cliente, e buscar soluções efetivas.
No universo das Startups, o Motion Design é algo poderosíssimo. Se conseguirmos aumentar o seu potencial e alcance para muito além do momento e escopo atual, somos capazes de garantir o sucesso e tornar realidade o lançamento para o mercado de muitas dessas empresas.