Entre em Contato
contato@uxmotiondesign.com
Voltar

UX Motion Design, UI Animation, Web Motion… Qual o Correto?

Não é novidade para ninguém que o termo UX Motion Design é algo novo. De fato, fazem poucos anos que começamos a pensar no Motion Design dentro da Experiência do Usuário, e principalmente a termos profissionais específicos nessa área.

Entretanto, por mais novo que o termo possa ser, existe um fator “complicador” que se aplica à este termo. Como em várias áreas do Design, é muito complicado definir exatamente o “tipo” do trabalho daquele Designer e quais as limitações de conhecimento e habilidades que cada área possui. Pegando por exemplo os UI/UX Designers, só pelo fato de denominá-los como eu mesmo fiz, mostra que algo aí não está tão bem definido, já que os dois possuem funções distintas no dia a dia de seus trabalhos.

Com o UX Motion Design não seria diferente. Por isso eu decidi ir mais a fundo e entender os “porquês” e as variações de nomenclatura existentes para este termo.

As Diferentes Nomenclaturas nas Ofertas de Emprego

Tudo começou a partir de uma live do nosso curso de UX Motion Design em que um aluno perguntou sobre o salário dentro dessa área, tanto no Brasil quanto no exterior. No momento eu não tinha dados concretos e não queria simplesmente especular valores. Fiquei de ir atrás dessa informação para trazer algo mais correto, e foi aí que comecei a ver os desmembramentos do termo.

Por ser algo ainda não enraizado na cabeça das empresas que trabalham com isso, esse termo sofre algumas variações. Encontrei vagas(em Inglês) mencionando:

  • UX Motion
  • UX Motion Designer
  • UI Animator
  • UX Animator
  • Web Motion
  • Web Motion Designer
  • Interface Animator
  • entre outros…

Entendendo a Função Exercida pelo Designer

Ok, mas o que me diz que todas essas nomenclaturas citadas anteriormente estão mencionando um mesmo profissional? Bem, isso é simples: a função e o conhecimento exigido por cada vaga.

Em cada uma dessas nomenclaturas, o padrão de exigências era o mesmo: Animar Interfaces; Criar animações para Web; Animação para Prototipagem; etc. Sempre mencionando After Effects como uma ferramenta de exigência. Claro que cada vaga pode ter suas particularidades. Algumas pediam um conhecimento de HTML e CSS como diferencial, outras já pediam Cinema 4D, porém tudo mostrava que a procura era por alguém com conhecimento para animar interfaces, criar animações para web e prototipar aplicativos.

Por que UX Motion Design?

Vendo todas essas variações é possível que nos questionemos o porque então de usarmos a nomenclatura UX Motion Design, ou até mesmo se ela estaria correta ou não. A resposta é bem simples, se você anima uma interface, um elemento para web, ou até mesmo prototipa um aplicativo através de animação, você está à todo momento animando uma experiência.

A animação e o movimento, fazem parte da Experiência do Usuário(UX) e não da Interface(UI) em si. A velocidade do movimento, o tipo de animação, o movimento de uma microinteração, tudo isso leva em conta o usuário, a sua expectativa com o aplicativo, e a experiência que essas animações trazem para ele.

Resumindo, nós usamos a Interface para animar, porém ao animá-la, nós criamos a experiência.

Devemos nos Preocupar com Isso?

Ao meio disso tudo, você pode acabar se perguntando se isso é algo que você deve se preocupar. Afinal, você está dentro de uma área que até quem oferece emprego, não sabe nem ao certo como chamá-la, não é? Pois é, eu entendo a preocupação, porém isso não é um “privilégio” somente do UX Motion Design. Todas as áreas do Design estão sujeitas à essas “confusões” por parte de quem contrata ou prepara as vagas.

Se pegarmos como exemplo o Motion Design, você consegue encontrar vagas usando o termo correto, porém existem inúmeras outras como: Animador de Efeitos, Animador After Effects, Videografista, Editor de Vídeo, etc. O segredo é sempre ficar de olho na descrição daquilo que exigem, quando estiver procurando por alguma vaga.

Acima de tudo, entender as ramificações do termo nos permite expandir nossas áreas de conhecimento, e entender que é possível encontrarmos fontes e artigos dos mais variados. Todos ao final, remetendo ao UX Motion Design.

Faça parte do nosso Grupo do Facebook sobre UX Motion Design: https://www.facebook.com/groups/uxmotiondesign/

Felippe Silveira
Felippe Silveira
Co-Fundador do UX Motion Design, da MOWE Studio (Estados Unidos) e Mestre em Motion Design pela BAU School of Design (Espanha) encarregado de projetos de Motion para clientes como: Google, Adobe, Pepsico, Pfizer, Zeplin, entre outros.