Entre em Contato
contato@uxmotiondesign.com
Voltar

Duolingo – Uma Referência em Animações Celebrativas

Em nossa jornada para explorar os inúmeros usos de animações em interfaces, notamos como diferentes empresas empregam o UX Motion em seus apps. Se pensarmos nos grandes extremos, anteriormente trouxemos uma análise da animação dentro do Spotify e vimos como um UX Motion pontual já é capaz de criar uma excelente experiência e trazer resultados palpáveis para uma plataforma. Já do outro lado possuímos um app que é repleto de animação desde seu início e que está presente ao longo de toda a jornada do usuário: estamos falando do Duolingo.

Animação desde os primeiros momentos

Sendo hoje em dia o principal aplicativo para o aprendizado e treinamento de uma nova língua, grande parte do seu sucesso se dá pelo design e animações presentes por toda sua experiência. Com uma missão de levar educação de alta qualidade de forma gratuita e acessível para todos, o Duolingo acredita que o aprendizado é mais fácil quando estamos nos divertindo. Por isso para eles o deleite é parte do DNA do Duolingo.

A partir do momento que você abre o app, em sua Splash screen já encontramos nossa primeira animação que nos puxa para dentro do app e na sequência somos recebidos com uma outra animação de seu mascote e marca registrada, o Duo, que nos faz sentir muito bem-vindos a essa nova jornada. Após os inputs iniciais, sua animação de loading também ajuda a tornar a experiência mais agradável. Enquanto aguardamos – o que normalmente pode ser um momento de frustração para o usuário- ao vermos o duo dançar alegremente enquanto aguarda, torna esta experiência bem mais suportável e até mesmo divertida. Conforme você vai realizando as lições de nivelamento e também ao longo do uso do app, você encontra diversas frases que possuem um ícone para que possa escutá-las. Uma animação sutil deste ícone, nos reforça está possibilidade deixando mais claro que existe uma ação ali.

Até mesmo o pop-up para ativar notificações , que costuma ser algo muitas das vezes incômodo, acaba por ser tornar mais convidativo com a presença do Duo. Estes são apenas alguns poucos exemplos das inúmeras animações presentes dentro do Duolingo. Se quiser que a gente aborde mais a fundo animações especificas deste app, é sé colocar nos comentários que faremos um outro vídeo sobre o assunto.

Animação como reforço de conquista/recompensa

Um dos pontos chaves que queremos trazer aqui é o uso das animações no Duolingo como uma maneira de reforçar uma conquista dentro do app. Durante as lições, diversos personagens surgem e possuem animações sutis enquanto aguardam você realizar a lição. Porém o que mais atrai é a maneira como estes personagens comemoram com você toda vez que você acerta.

E essa presença da animação é constante e se torna ainda mais emocionante e prazerosa quando se obtém alguma conquista, bônus ou quando conclui alguma tarefa. Todos esses momentos estão bem conectados com o pilar do deleite dentro do UX Motion. O foco da animação é tornar a experiência mais prazerosa enquanto recompensa o usuário por seu progresso.

Duolingo e Lottie

Algo bem importante de ressaltar é o fato do Duolingo usar bastante o Lottie para a inserção das animações em seu app. São milhares de arquivos subidos com o Lottie para dentro do Duolingo, e através dos componentes do Lottie Preview, Editor e o app de teste do Lottie Files, eles conseguem testar, experimentar, e resolver qualquer problema de forma fácil e rápida antes da implementação.

Como eles mesmo descrevem, apesar dos inúmeros dispositivos e sistemas para os quais eles precisam trabalhar seu design, o Lottie ajuda eles a manter os arquivos pequeno e garantir uma boa performance em todo lugar.

Por isso, dominar o Lottie é essencial para essas empresas hoje em dia já que levar animações para código de forma simples e otimizada é um grande diferenciador, por isso dentro do UX Motion Design desenvolvemos um curso exclusivo focado em Lottie.

No final, aprender uma nova língua está longe de ser algo simples, tranquilo, e rápido. Este processo requer muito comprometimento, tempo e dedicação para que a gente possa dominar um novo idioma. O que acaba sendo o caso para que muitos desistam no meio do caminho, ou nem cheguem a iniciar nesta jornada.

A abordagem do Duolingo é exatamente em atacar este problema criando um ambiente convidativo, empolgante e que te recompensa de forma divertida ao longo de toda essa jornada. Não apenas criando uma experiência mais agradável para seus usuários, mas também garantindo que eles retornem, pratiquem e que com isso a sua jornada no aprendizado de uma nova língua, seja um sucesso.


Fique por dentro das últimas novidades do mundo do UX Motion Design

Inscreva-se para receber atualizações por email relacionados ao mundo das animações para interfaces.

    Felippe Silveira
    Felippe Silveira
    Co-Fundador do UX Motion Design, da MOWE Studio (Estados Unidos) e Mestre em Motion Design pela BAU School of Design (Espanha) encarregado de projetos de Motion para clientes como: Google, Adobe, Pepsico, Pfizer, Zeplin, entre outros.