fbpx
Entre em Contato
contato@uxmotiondesign.com
Voltar

A dificuldade de aprender e se desenvolver no mundo do UX Motion Design

UX Motion Design é o tema principal de nossos artigos — não é a toa que levamos este nome. Durante todo esse tempo que viemos publicando sobre Motion Design, UX, e os detalhes específicos desse nicho maravilhoso, muitos nos perguntaram sobre como iniciar nesta área. Aí que mora o grande desafio. Por mais que seja uma área que a demanda de crescimento duplica a cada dia, iniciar diretamente no UX Motion Design pode oferecer diversas barreiras.

A complexidade de se aprender Motion Design e UX/UI

O ponto inicial, que dificulta para muitos se desenvolverem nesta área, é que pela formação de Design tradicional, para que você se torne um UX Motion Designer, você precisa de muito tempo e conhecimento. Tempo para aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos de Motion Design. Tempo para aprender e aperfeiçoar os conhecimentos de UX/UI.

Ou seja, é preciso aprender e desenvolver cada uma dessas áreas individualmente e fazer a conexão entre elas quando você já tiver conhecimento o suficiente de ambos os lados. Outra opção seria ter o foco principal em uma dessas áreas, e buscar o conhecimento em paralelo usando a outra área de conhecimento como complemento.

Por exemplo, se você é um Motion Designer, buscar aprender mais sobre UX e UI e ver como você consegue inserir o Motion nesse contexto. Já se você é um UX Designer, você pode ir atrás de aprender mais sobre Motion Design e ver em que pontos do seu trabalho, inserir animações estariam contribuindo para a experiência.

Do you speak English?

Uma barreira muito grande que ainda existe, é a questão da língua. Por mais que Design, Motion, User Experience, etc, sejam termos maneiríssimos em inglês, existem muitos designers(ou desenhistas industriais — se quisermos dar aquela brasileirada arcaica pro termo) que não possuem um conhecimento do inglês necessário para que ele possa buscar fontes de fora do país.

Sabemos que a internet tem uma base de conteúdo em inglês que é excelente e muito vasto. Porém, nem todos consegue ter acesso à esse conteúdo. Aquilo que você encontra em Português, pode ter 10–100 vezes mais da mesma coisa em Inglês. Por isso, não basta apenas buscar por estudos, tutoriais e cursos nessas áreas do Motion Design e do UI/UX, é preciso encontrar algo que esteja em nossa língua e que seja uma referência em conteúdo.

Tutoriais funcionam?

Tutoriais são uma excelente maneira de se aprender alguma ferramenta. Se você trabalhar com UX ou UI, existem diversos tutoriais na internet que irão te ensinar sobre After Effects. O mesmo acontece de maneira invertida. Também existem inúmeros tutoriais sobre UX e UI, que podem te ajudar a ter uma noção sobre “o outro lado”.

Qual o grande problema desses tutoriais? Bem, por não existe nada focado em UX Motion Design, você fica dependente de aprender algumas técnicas e ferramentas, e descobrir por si só aquilo que pode ser útil ou não para o que você deseja fazer.

Em alguns momentos, pode ser difícil você conseguir visualizar em algum tutorial, como que aquilo pode se relacionar à algo que você quer botar em prática.

Por exemplo, muitos tutoriais vão te ensinar o básico de animação movendo um quadrado de um ponto ao outro. Por mais que para animação isso seja uma representação básica, é muito difícil conseguir conectar isso à interfaces para quem ainda não tem esse olhar definido para o Motion Design. A absorção do conteúdo seria muito mais efetiva se tivéssemos no lugar de um quadrado, qualquer elemento de UI, como um botão, uma interface, etc.

Esse conteúdo em tutorial que combina o melhor dos dois mundos (UX e Motion Design) de forma a tornar o aprendizado nessa área algo mais fluido e intuitivo é muito escasso e por vezes até inexistente. Isso faz com que você perca inúmeras horas, dias, e meses até conseguir juntar todo um material relevante que conseguirá te ensinar aquilo que você busca.

Então, como é possível adquirir o conhecimento e experiência necessários para se trabalhar com UX Motion Design?

– Tutoriais

Você leu certo, não se preocupe. Exatamente isso. Por mais que tutoriais tenham uns pontos negativos como citei anteriormente, eles ainda são uma das mais maneiras mais buscadas quando se deseja aprender alguma técnica ou ferramenta nova. Apenas é preciso ter em mente, que através de tutoriais gratuitos, você irá gastar muito tempo procurando por um conteúdo bom, e mais um certo tempo condensando diversos tutoriais relevantes para aquilo que você deseja aprender, para só então iniciar a absorver esse conhecimento.

Porém, com a crescente cada vez maior do YouTube e dos criadores de conteúdo, mais e mais material vem sendo adicionado a cada dia. Se tempo for algo que você tem de sobra, partir pro YouTube e começar a caçada pelo tutorial perfeito é sua melhor opção.

-Projetos Pessoais

Projetos pessoais são os melhores meios para praticarmos nossa criatividade, e desenvolvermos nossas técnicas. Após absorver conhecimento dos tutoriais encontrados na internet, é preciso que você aplique-o de alguma forma. Se você vem da área do UI ou UX, ou até mesmo tem um conhecimento maior em Design, é possível que você desenvolva suas próprias interfaces e use-as como um projeto pessoal para praticar os conhecimento de UX Motion Design.

Uma outra maneira é buscar templates gratuitos de interface, para que você possa baixar e praticar ali suas animações. Um site muito conhecido por disponibilizar conteúdos gratuitos em geral é o Freepik porém, um que gosto bastante por sua qualidade(embora possua menos opções) é o UI8. Independente da plataforma que você utilizará para adquirir suas interfaces, essa é a melhor maneira de começar a produzir algo rápido, e entender um pouco também, como é feita toda a preparação dessas interfaces antes de serem animadas.

– Parcerias

Por último, uma maneira muito interessante de se obter uma experiência real e conhecer mais sobre como funciona esse meio, é por meio de parcerias. Se você estuda em uma faculdade, uma boa opção é procurar estudantes de design dentro da área de UX para fazer parcerias com eles e assim ajudar a dar vida àquelas interfaces que eles estão desenvolvendo. Empresas Júnior, desenvolvedores, grupos de pesquisa, enfim, dependendo da sua faculdade, existem inúmeras pessoas e grupos que podem estar desenvolvendo um aplicativo nesse momento e sem dúvida ter alguém com conhecimento em UX Motion Design, seria uma perfeita adição para eles.

Além disso, você pode buscar fazer parcerias com startups e pequenas empresas de desenvolvimento de softwares e aplicativos. O segredo aqui é ser sincero com relação à sua situação e estar preparado para trabalhar de graça em troca de experiência. Por mais que não seja o ideal, é uma maneira interessante de se ter alguma experiência no mercado e aplicar aquilo que você aprendeu nos tutoriais que você assistiu.

Como sair na frente

Não basta apenas querer, para se tornar um UX Motion Designer de qualidade, é preciso muito tempo e dedicação. Independente dos caminhos que você seguir, somente a prática constante e o aprendizado frequente irão fazer com que você se torne um profissional de qualidade. Estar junto de pessoas que pensam e falam sobre UX Motion Design, também é mais que fundamental.

Sempre tivemos uma preocupação não só em compartilhar conhecimento, mas também de incentivar o diálogo e o crescimento da comunidade de UX Motion Design. Por isso criamos diversas iniciativas dentro dessa área. Uma delas é nosso Grupo do Facebook aonde temos um local aberto para discussão sobre UX, Motion e tudo que envolve a indústria.

Igual pontuamos aqui, é possível para qualquer um se desenvolver e crescer nessa área, porém sabemos das dificuldades e tempo necessário para que tornemos um profissional de qualidade. Foram precisos muitos anos e muita tentativa e erro para chegar no nível em que estamos hoje em dia. Sempre pensamos em como seria o curso que gostaríamos de ter feito quando iniciamos no Motion e, mais precisamente, que abordasse tudo necessário para aplicar este conhecimento em interfaces. Foi a partir desse pensamento que também criamos a Formação em UX Motion, servindo hoje como referência e pioneiro no mercado de UX Motion Design no Brasil.

Com isso, não existem desculpas para que você não entre neste mercado e neste nicho fabuloso. Seja através de um curso, através de tutoriais, projetos pessoais e parcerias, ou ainda através de uma comunidade em torno do UX Motion Design, o que não falta são opções. Basta correr atrás e encontrar o caminho que melhor se relaciona com você!

Felippe Silveira
Felippe Silveira
Co-Fundador do UX Motion Design, da MOWE Studio (Estados Unidos) e Mestre em Motion Design pela BAU School of Design (Espanha) encarregado de projetos de Motion para clientes como: Google, Adobe, Pepsico, Pfizer, Zeplin, entre outros.