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Como as ferramentas de UX motion estão mudando o design de interfaces

Como as ferramentas de UX motion estão mudando o design de interfaces

O design de interfaces está em constante evolução, especialmente com o crescimento das experiências dinâmicas. Assim, a animação tornou-se um elemento essencial para proporcionar uma navegação fluida e envolvente.

Cerca de 10 anos atrás, criar animações para interfaces digitais era um processo extremamente complexo. Designers usavam ferramentas como o After Effects para criar as animações, mas quando chegava a hora de implementá-las, os desenvolvedores precisavam decodificar o que foi criado e tentar replicar no código. Ou seja, isso causava frustração, atrasos e muitas vezes resultava em animações que não refletiam o design original.

Com o surgimento de ferramentas como Bodymovin, Lottie, Rive, entre outras, esse processo foi simplificado, reduzindo a complexidade e fortalecendo a colaboração entre profissionais. Conheça algumas dessas ferramentas e descubra como elas podem transformar a forma como você trabalha com design de interfaces.

After Effects: a ferramenta base para a criação de animações

Embora o After Effects não seja uma ferramenta de UX Motion por si só, ele continua sendo a principal plataforma onde a maioria das animações é criada, antes de serem exportadas para a web ou aplicativos móveis através de ferramentas como Bodymovin, Lottie, ou até mesmo Rive.

A base das animações complexas começa no After Effects, onde o designer tem total controle sobre todos os aspectos da animação, e posteriormente usa as ferramentas mencionadas para exportá-las e integrá-las em interfaces digitais.

Bodymovin: o pioneiro na mudança

O Bodymovin foi a primeira ferramenta a transformar o cenário de animações para interfaces digitais. Ele apareceu como um plugin para o After Effects, permitindo que animadores exportassem suas criações em um arquivo JSON, que é facilmente interpretado por navegadores.

Antes de sua chegada, o processo de recriar animações no código era demorado e impreciso. O Bodymovin resolveu essa questão ao permitir que os animadores trabalhassem dentro de sua ferramenta de animação favorita e exportassem diretamente para a web.

Benefícios do Bodymovin

  • Simplicidade: A exportação direta do After Effects para um formato que os desenvolvedores podem usar sem esforço adicional.
  • Fidelidade: O que o designer vê no After Effects é exatamente o que será renderizado na interface final.
  • Compatibilidade com a Web: Tornou muito mais simples a incorporação de animações vetoriais em sites.

Lottie: levando animações para o mobile

Desenvolvido pela equipe de design do Airbnb, o Lottie surgiu como uma extensão natural do Bodymovin, permitindo que as animações fossem facilmente implementadas em aplicativos móveis, tanto em iOS quanto em Android. Isso abriu portas para um novo nível de interatividade em apps, algo que antes era muito difícil de alcançar.

Com o Lottie, as animações podem ser reutilizadas em diferentes plataformas sem que haja perda de qualidade, tornando o processo muito mais eficiente.

Impacto do Lottie

  • Animações em aplicativos móveis: Facilitou a implementação de animações complexas em apps, sem prejudicar o desempenho.
  • Escalabilidade: Uma única animação pode ser usada em várias plataformas, incluindo web e mobile.
  • Personalização: Desenvolvedores podem modificar detalhes da animação diretamente no código, sem a necessidade de voltar ao After Effects.

Rive: Interatividade em tempo real

O Rive é uma ferramenta que foi além do que o Bodymovin e o Lottie já haviam realizado. Ou seja, ele permite a criação de animações interativas que reagem em tempo real às ações dos usuários. 

Isso significa que designers podem criar animações altamente dinâmicas e interativas, especialmente úteis em jogos e aplicativos que exigem um nível elevado de responsividade.

Em suma, o ponto forte do Rive está na sua State Machine, um sistema que gerencia os diferentes estados de uma animação com base nas interações do usuário, permitindo um controle detalhado sobre cada parte da animação.

Vantagens do Rive

  • Interatividade: Excelente para criar animações que respondem diretamente às ações dos usuários.
  • Aplicações complexas: Ideal para aplicativos e jogos que exigem animações mais profundas e envolventes.
  • Compatibilidade com Lottie: O Rive também pode importar animações criadas no Lottie, permitindo uma integração contínua entre essas ferramentas.

Outra ferramenta similar é o Fase, que também tem como foco a criação de animações interativas. Embora menos popular que o Rive, o Fase oferece uma gama de funcionalidades semelhantes, permitindo aos designers criar animações dinâmicas que respondem às interações dos usuários. Seu uso é ideal em situações em que a interatividade em tempo real é um elemento essencial para a experiência do usuário.

Webflow: facilitação da criação de animações para web

O Webflow é uma plataforma de criação de sites que já integra funcionalidades de animação interativa. Embora não ofereça o mesmo nível de controle de interatividade que o Rive, o Webflow permite que designers criem sites animados sem a necessidade de codificação, o que é uma excelente opção para projetos de menor complexidade.

Vantagens do Webflow

  • Facilidade de uso: Permite a criação de animações interativas simples diretamente no navegador.
  • Sem necessidade de código: Ideal para designers que não possuem conhecimento em programação, mas que ainda desejam adicionar animações ao design.

Inspector Spacetime: documentação precisa de animações

O Inspector Spacetime, criado pela equipe da Google, é uma ferramenta essencial para lidar com animações mais simples e feedbacks animados em microinterações. Ou seja, ao invés de exportar animações completas, o Inspector Spacetime permite que você exporte parâmetros de animação como posição, escala e opacidade, facilitando a implementação de transições suaves e dinâmicas.

Essa ferramenta é particularmente útil quando o designer não precisa de uma animação complexa, mas sim de pequenos ajustes e movimentos, como transições de tela ou feedbacks de botões.

Benefícios do Inspector Spacetime

  • Leveza: Em vez de exportar animações completas, exporta apenas as informações de movimento, como timing e espaçamento.
  • Aplicações dinâmicas: Ideal para interfaces que exigem atualizações rápidas e frequentes, como transições entre telas e interações de botões.

Como escolher a ferramenta certa?

Cada uma dessas ferramentas tem um papel específico dentro do universo de UX Motion, e a escolha depende das necessidades do projeto e do nível de interatividade desejado. Veja uma breve comparação:

  • Bodymovin: Ideal para exportar animações para a web com alta fidelidade visual.
  • Lottie: Perfeito para animações escaláveis que funcionam tanto na web quanto em aplicativos móveis.
  • Rive: A escolha ideal para quando é necessária interatividade em tempo real.
  • Inspector Spacetime: Ferramenta para transições e microinterações simples.
  • Fase: Alternativa ao Rive para animações interativas.
  • Webflow: Melhor para criar sites interativos sem precisar saber de código.

O Futuro das Animações em UX Motion

As ferramentas de UX Motion continuam a transformar a maneira como designers e desenvolvedores colaboram para criar experiências de usuário ricas e interativas. 

Finalmente, com a combinação de Bodymovin, Lottie, Rive, e outras ferramentas como Inspector Spacetime e Fase, as barreiras para implementar animações de alta qualidade estão sendo continuamente derrubadas, permitindo que designers tragam suas criações à vida com muito mais facilidade.

O futuro das animações nas interfaces promete ser ainda mais dinâmico, com ferramentas cada vez mais poderosas surgindo para facilitar o trabalho colaborativo entre design e desenvolvimento.

Image by freepik

Pedro Aquino
Pedro Aquino
Co-fundador do UX Motion Design e criador da plataforma de cursos PAFX com mais de 10 anos de experiência em animação no After Effects. Reúne mais de 128 mil alunos no Youtube e mais de 17 mil alunos em seus cursos.