Entre em Contato
contato@uxmotiondesign.com
Voltar

Onde Trabalhar com UX Motion Design

Se você nos acompanha desde o início, pode dizer muito bem que o UX Motion Design já está longe de ser algo novo. Porém, para muitos, essa pode ser a primeira vez em que eles estão ouvindo falar deste termo. Como a disseminação do UX Motion Design, principalmente no Brasil, é algo que ainda está gradativamente aumentando, é comum surgirem dúvidas quanto à sua “viabilidade financeira” — ou seja, se há trabalho ou não nesta área — e junto disso uma grande dúvida de onde atuar como um UX Motion Designer.

Um fato é que o UX Motion Design possui uma diversa gama de possibilidades de atuação. Com a internet como parte vital do nosso dia a dia; com o aumento cada vez mais crescente do uso de celulares; com a introdução diária de novos softwares, sites e apps; com o crescimento de novas startups de tecnologia; etc, tudo contribui para um cenário em que o UX Motion Design se tornará dominante. Afinal, todos estes que mencionei, se baseiam em uma interface.

O crescimento nos pontos mencionados acima e no aumento de novas interfaces no mercado, não acompanha a quantidade de profissionais de UXMD qualificados para uma melhor experiência do usuário.

Em um mundo aonde somos bombardeados a todo momento por interfaces, aquilo que irá se destacar para nós, será a experiência.

Empresas de Tecnologia

Uma das grandes oportunidades para os UX Motion Designers, é a de trabalhar diretamente em empresas de tecnologia. Cada vez mais as empresas estão montando equipes internas, ao invés de trabalharem no modelo clássico de agências, onde somente as agências tinham acesso aos profissionais criativos.

As grandes empresas como Google, Airbnb, Facebook, Snapchat, Uber, entre outras, já possuem equipes internas de Motion Design, UI, UX, e principalmente a junção desses dois: o UX Motion Design. Apesar de falarmos aqui de grandes empresas, onde algumas delas nem no Brasil estão, não significa que isso seja um privilégio somente para elas.

Empresas menores, nacionais, já estão se movimentando para montar esta mesma equipe interna que as grandes empresas possuem. Estas empresas, uma hora ou outra, acabam refletindo o modelo estrutural das grandes empresas. No momento atual, ter uma equipe interna se demonstra cada vez mais necessário.

Startups e Motion para Web e Apps

Junto de empresas já estabelecidas, também encontramos uma outra galera que são as Startups. Atualmente, falar de Startup é falar de aplicativo. Toda empresa quer ser o próxima Facebook e o próximo Uber. Um grande desafio das startups é trazer algo novo e único, ao mesmo tempo que lutam por conseguir investimentos que possibilitem sua viabilização.

Dessa maneira, o UX Motion Design consegue atuar solucionando estes dois desafios.

1. Atuar diretamente na experiência:

Seja esta startup com a finalidade de um aplicativo ou serviço, o UX Motion Designer consegue trabalhar diretamente aprimorando a experiência final do usuário, usando o Motion tanto na Web quanto no próprio app.

2. Facilitar a entrada de investimentos:

Uma das grandes forças do UX Motion Design, é possibilitar apresentarmos um aplicativo ou página web, sem que ela esteja de fato pronta — a famosa prototipagem. Com isso, o UX Motion Designer pode facilitar Startups a conseguirem investimentos a partir do momento que a apresentação de algo mais concreto como a prototipagem de uma navegação em um interface, se mostra como algo mais paupável para investidores, do que simples gráficos, palavras e promessas.

Se quiser saber mais sobre o universo das Startups dentro do UX Motion Design, confira este texto aqui.

Explainer Videos

Por último, e não menos importante, um profissional de UXMD pode usar seus conhecimentos na produção de Explainer Videos(Vídeos Explicativos). Os Explainer Videos tem como finalidade explicar um produto, serviço, ou qualquer outro assunto que necessite de uma explicação mais clara.

Em um mundo em que a todo momento novas tecnologias e empresas surgem trazendo algo novo, usar de uma animação para explicar uma ideia e passar a mensagem correta é a maneira mais efetiva das empresas se conectarem com seu público. Quando esses serviços incluem uma interface, os conhecimentos do UXMD são essenciais para transmitir efetivamente uma experiência, e criar as expectativas corretas no espectador.

Muita das vezes, um Explainer Video vai ser aquilo que fará com que uma pessoa compre algum produto ou assine algum serviço.

A combinação de uma boa mensagem com uma animação efetiva e uma representação fiel da experiência do usuário, garante o sucesso no lançamento de qualquer produto.

Conclusão

Existem diversas possibilidades de atuação como um UX Motion Designer. Conforme a tecnologia vai evoluindo, novas oportunidades também surgirão. No final, o que mencionei aqui se relaciona apenas à áreas de atuação onde é possível trabalhar diretamente com o cliente final. Se pensarmos em todos os desmembramentos como trabalhar em agências, studios de design, empresas de usabilidade, etc, esse leque se torna ainda maior.

O grande diferencial será sempre a experiência. Quanto mais cedo você começar, melhor será para você no futuro, quando a demanda de UX Motion Designer simplesmente se multiplicará mais e mais.

Faça parte do nosso Grupo do Facebook sobre UX Motion Design: https://www.facebook.com/groups/uxmotiondesign/

Felippe Silveira
Felippe Silveira
Co-Fundador do UX Motion Design, da MOWE Studio (Estados Unidos) e Mestre em Motion Design pela BAU School of Design (Espanha) encarregado de projetos de Motion para clientes como: Google, Adobe, Pepsico, Pfizer, Zeplin, entre outros.