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Como divulgar seu trabalho de motion?


Você sabe como divulgar seu trabalho de motion da melhor maneira possível? Imagine a seguinte cena: você criou uma quantidade interessante de projetos, está confiante no seu trabalho e começa a montar um portfolio. Então você vai lá, cria um site para colocar os melhores projetos em você trabalhou. Você gasta horas atrás da melhor trilha sonora para montar aquele reel sensacional. Por fim, você coloca teu site no ar, posta teu reel no vimeo ou no youtube… e nada acontece.

Pode parecer frustrante, mas é a realidade para a grande maioria das pessoas. Isto porque desenvolver boas animações é apenas metade do serviço. A outra metade? É garantir que as pessoas vejam e reconheçam seu trabalho. Neste artigo, vamos abordar o que você precisa ter para divulgar seu trabalho de Motion e UX Motion da forma mais eficiente e eficaz possível.

1. Tenha um Portfolio que mostre o melhor do seu trabalho de motion

Por mais que apenas ter um portfolio não é o suficiente, sem ele, é muito difícil você conseguir alguma coisa. No momento da construção de seu portfolio, busque criar uma estrutura, uma conexão entre os tipos de trabalhos selecionados. Algo que se torne fácil para quem estiver vendo e avaliando, entender aquilo que você mais curte e aquilo no que você se destaca.

Pense também no portfolio como uma extensão da sua identidade como designer. Apresente os melhores trabalhos (não todos os que você tem) e inclui estudos de caso detalhados, apresentando seu processo, progresso ao longo do projeto, o seu pensamento por trás de cada decisão, etc.

Hoje em dia um portfolio pode existir de diferentes maneiras. Seja em seu site próprio, em alguma rede social que você dedique para trabalho, no Behance, no próprio Vimeo, e por aí vai. Eu particularmente sou fã de um site próprio como o principal local para direcionar seu trabalho por alguns motivos:

  1. Não há concorrência: uma vez dentro do seu site o foco fica em você. Não existem outros designers e projetos sendo recomendados como em outras redes, e não é algo tão “fácil” de simplesmente passar batido em comparação a uma rede social.
  2. Você define a história que você quer contar: Sem limitação de caracteres e formatos, em seu site pessoal você consegue adicionar o quanto de informação e páginas você quiser para apresentar melhor o seu trabalho e contar suas histórias.

2. Adote e domine uma rede social

Poderíamos aqui falar que o ideal é você estar em todas as redes possíveis, e interagindo constantemente. Na verdade, sim esse é o ideal, mas vamos ser sinceros: não temos tempo para ficar 100% focado nisso e ainda entregar os trabalhos que estamos desenvolvendo.

Por isso, vejo que a melhor abordagem é identificar uma rede e manter a presença e foco nela – antes de expandir para outros locais. Hoje em dia eu diria que tanto o Twitter (X), quanto o Instagram, LinkedIn e TikTok, possuem potencial.

O Instagram é o favorito de muitos designers por ser uma rede bem visual. Muitos usam o Instagram como portfólio para mostrar seu trabalho. Ele é efetivo por conseguir agregar em seu perfil postagens, reel, etc.

Porém, não é apenas entrar nessas redes para publicar coisas suas, mas compartilhar outros projetos que você tenha como referência. Entrar em conversas e discussões relativas à área é outro ponto eficiente. Juntando isso à mostra dos bastidores do seu trabalho, é certeza de promover melhor seu nome..

A dica para usar melhor cada uma dessas redes é:

  • Twitter (X) e Instagram: Publicar snippets dos seus melhores trabalhos, progresso e bastidores. Usar hashtags relevantes para ser encontrado, e principalmente conectar-se com outros designers e estúdios.
  • LinkedIn: Publicar estudos de caso mais detalhados, realçando seu profissionalismo e competência. Compartilhar insights sobre seu trabalho e conectar-se com potenciais clientes e recrutadores
  • TikTok: Criar conteúdo sobre o processo por trás das suas animações e fazer pequenos tutoriais rápidos, são uma boa maneira de ter um conteúdo mais “compartilhável” e que ajude a espalhar seu trabalho.

3. Participe de comunidades e grupos

Busque ser uma pessoa engajada em fóruns, grupos e comunidades, tanto offline quanto online, como é o caso do Discord da UXMD e outros canais focados em Motion e Design. Além de serem locais onde você pode divulgar seu trabalho, você tem oportunidade de receber feedbacks, aprender e estabelecer conexões mais valiosas. Por incrível que pareça, existem muitos freelancers que conseguem viver basicamente de trabalhos que são indicações de outros profissionais da área, e não necessariamente de estúdios diretos ou agências.

4. Envie seu reel e portfólio de trabalho de motion para estúdios e agências

Não espere sentado que colocar seu portfólio online vá imediatamente atrair recrutadores batendo na sua porta. Isso não funciona. Uma etapa crucial para divulgar seu trabalho é ir diretamente aos locais onde quer trabalhar e apresentar seu portfólio. Essa proatividade faz toda a diferença.

Busque pelos estúdios e agências que você admire e verifique se eles possuem algum email específico para receber portfólios de potenciais colaboradores. Se não encontrar, procure pelo Produtor (Producer) ou Diretor Criativo destes lugares – eles são os que estão mais envolvidos na contratação de novos designers para os projetos. Uma pesquisa rápida no LinkedIn consegue te dar essas informações.

Na hora do contato, personalize sua abordagem. Crie conexões entre o que você faz e o que aquela agência produz. Identifique onde você pode fazer a diferença e envie uma mensagem que mostra que você dedicou tempo para aquilo e que de fato você está entrando em contato porque é lá que você quer trabalhar. Isso conta demais para quem está contratando.

5. Participe de eventos e conferências

Sempre que possível, busque participar de eventos, conferências ou encontros relacionados ao design. Eles são uma oportunidade incrível não só para aprender, mas também para networking e divulgação. Conseguir estar presencialmente nesses eventos é ainda mais poderoso, já que as conexões que estabelecemos de forma pessoal tendem a ser mais fortes do que as feitas apenas online.

6. Esteja sempre de olho em novas oportunidades de trabalho de motion

Estes são apenas alguns exemplos de como expandir ainda mais o alcance do seu trabalho. Não tente abraçar tudo ao mesmo tempo, mas não fique limitado somente a uma dessas opções. Mescle aquilo com o qual você mais se identifica e dedique tempo para engajar em comunidades, eventos e grupos. Essa presença ajuda a fazer com que seu nome seja lembrado mais vezes e que seu portfólio seja visto por um número cada vez maior de pessoas.

No final, o trabalho por si só é apenas parte do que define um profissional de sucesso. As conexões que você cria possuem um potencial incrivelmente maior de te trazer projetos cada vez melhores e mais frequentes. Não viva somente dentro da sua “caverna”, mas busque sair e mostrar ao mundo a sua identidade no universo do motion.

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    Felippe Silveira
    Felippe Silveira
    Co-Fundador do UX Motion Design, da MOWE Studio (Estados Unidos) e Mestre em Motion Design pela BAU School of Design (Espanha) encarregado de projetos de Motion para clientes como: Google, Adobe, Pepsico, Pfizer, Zeplin, entre outros.